quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Deus no namoro



Namorar todo jovem quer, mas como o namoro diante de Deus? Como devem se comportar, agir e continuar um namoro dentro das bênçãos de Deus?

O namoro cristão é uma preparação. Um período extremamente importante na vida de dois jovens cristãos e de muitas responsabilidades. Temos aqui três coisas essenciais:
1.     Devem ter um bom nível de maturidade.
2.     Manter um bom ritmo de comunicação, sendo através deste relacionamento orientados e preparados por Deus para um futuro casamento.
3.    Visar o casamento. Um namoro que não tem como alvo um futuro casamento, sequer deve ser iniciado.
4.  Orem.

Embora á um desejo de se tornarem íntimos em seu relacionamento, isso não quer dizer liberdade no aspecto físico e muito menos liberdade sexual entre o casal de namorados. A relação sexual está destinada a apenas pessoas devidamente casadas (Hebreus 13.4; Gênesis 2.24; Cantares de Salomão 4.12; 1Tessalonicenses 4.3-5; Colossenses 3.5-6; 1Coríntios 6.15-20; 1Timóteo 5.22; 2Timóteo 2.22).

Este é um período de conhecimento do pensar um do outro, do agir, dos sentimentos e ideias... Nunca do físico. O aspecto físico está destinado para depois do casamento. Portanto, exige disciplina própria, vigilância constante.

MENSAGEM: É um tempo de conhecerem um ao outro de ter comunhão espiritual. Lembre-se que quanto mais próximo cada um estiver de Deus, mais próximo estarão um do outro. Este período também serve para confirmar a perfeita vontade de Deus para a vida de ambos. Se ‘vocês’ seguirem estas dicas tudo dará certo, não importa idade!


Quem gostou curte ai o link no face, e comenta lá o que você tem mais duvidas, ah, muiiito obrigada por ter lido! Espero que volte sempre e que o texto tenha ajudado! BejUss, me add ai no face: lenabitem@hotmail.com 

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Nam(orar)


Apesar das palavras “namoro” e “compromisso” não estarem na Bíblia, temos nela alguns princípios que os cristãos devem seguir durante o período anterior ao casamento. ‘ os tempos mudaram, mas a palavra do Senhor nunca muda, então temos que nos adaptar a ela e sermos diferentes, pois as diretrizes de Deus contradizem as do mundo (II Pedro 2:20)’.

A sociedade nos diz que o ideal é que ‘aproveitamos’ enquanto somos jovens, namorar bastante, até descobrir a pessoa certa.
Mas ao invés disto, devemos descobrir com que tipo de pessoa estamos nos relacionando antes de termos um compromisso. Devemos descobrir se esta pessoa já recebeu o novo nascimento no Espírito de Cristo (João 3:3-8), se ela compartilha o mesmo desejo de também ser como Cristo (Filipenses 2:5). Por que isto é importante ao se procurar um cônjuge? Um cristão deve ser cauteloso e não se casar com um incrédulo (II Coríntios 6:14-15), pois isto pode enfraquecer seu relacionamento com Cristo, ou comprometer seus princípios e padrões.

MENSAGEM: A palavra de Deus ‘não muda’, a sociedade faz o que quiser, mas você tem que ser obediente a Deus, pois, se tem isto na bíblia é porque o nosso Pai colocou para não quebrarmos a nossa cara. Imagina ai... Hoje é NAMORO E SEXO, antes era um namorado atrás do outro, depois a moda era FICAR. Você acha que a sociedade esta certa?

Olha o resultado:
FICAR, o pai e a mãe vão ficar sabendo um dia, os meninos não dão valor as meninas ‘fáceis’ o que faz a maioria deles despreza-las.
SEXO, pode engravidar, fica surrada, os homens perdem interesse, assim como faz sexo com o primeiro namorado pode fazer com os outros. Sabemos que o ideal é perder a virgindade após o casamento, pois é símbolo de união ‘torna-se uma só carne’.
NAMORO, se namorar cedo de mais vai estar comprometendo as suas escolhas, vai ter que esperar um bom tempo até casar, algumas pessoas ficam impedidas de voltar a ser ‘solto’ a ser criança a se divertir sem ter medo.      


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A lingua



A língua é como uma faísca numa floresta, quando algo toca espalha-se por todos os lados (tiago;3-6 á 9). Tudo o que falamos influencia no nosso interior, se dizer que está triste mesmo que seja verdade, permanecerá triste. Se xingar vai atrair negatividade ao seu espirito. Se desejar o mal para alguém, o mal voltará contra você. Se esta de mal humor e fala com mal humor, vai passar o mal humor para a pessoa ao lado, é tanto que nem reparamos o que falamos e quando nos tocamos já machucamos, desejamos mal, e pioramos a situação.  

Cale-se quando estiver em irá para não machucar ninguém. –isto é um fato, mas porque é tão difícil?
É difícil pois o inimigo está sempre tentando com a nossa língua, porque ele sabe que a palavra tem poder, e se a palavra tem poder significa que tudo o que você FALAR pode ser uma maldição ou benção contra você ou a pessoa com quem dirige a palavra.

MENSAGEM: vigiai as ruas palavras, fique quieto e deixe com Deus, pois ele é justo. Acredito que já ouviu o seguinte ‘até o tolo se passa por sábio quando está calado’, portanto não custa nada ficar um pouco calado.

Eu’ tenho um grande problema com a tagarelice, mas mesmo assim estou vigiando muito, preste atenção no que eu faço. Eu reparei que falo muita merda quando estou triste ou zangada, então eu me distancio um pouco e procuro não dar opinião, assim estou evitando desabafar com quem não devo desabafar, evitando que minhas palavras voltem contra mim, evitando descontar em quem não tem nada a ver com o meu problema.

Ummm bjU! Voltem sempre e não se esqueçam de comentar a postagem para que eu saiba mais sobre a opinião de vocês, ah, compartilha ai no face quem sabe tem alguém precisando de uma meditação...?
add: lenabitem@hotmail.com     

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Sejam como a luz para que a luz viva em vocês


(efésios:4-1) Então diz Paulo: Eu que estou PRESO, porque sirvo o Senhor Jesus Cristo, peço a vocês que vivam de uma maneira que esteja de acordo com o que Deus quis quando *chamou vocês.
(efésios:5-1) Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como Ele.
(efésios:5-8) Antigamente vocês mesmo viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz. Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz.
(efésios:5-14) Porque o que é claramente revelado se torna luz. E é por isso que se diz: ''Você que esta dormindo, acorde! levante-se da morte, e Cristo o iluminará.''

Eu estava morto e Cristo me ressuscitou, eu andava no caminho ruim e Cristo me ajudou a sair dele, eu era mal e Ele me tornou bom, eu fazia muita coisa errada e por isso andava muito triste sentia que algo faltava em mim.
Até que comecei a orar para ele trabalhar na minha vida e me fazer novo, só que para ele me fazer NOVO eu tinha que ter força de vontade e determinação para uma grande mudança ocorrer em mim, então me BATIZEI nas águas para provar a minha determinação, a partir deste momento, mesmo, sem ter lido (efésios:4,5), decidir-me abrir a porta do meu coração para Jesus, para ele fazer morada em mim, mas, para isso acontecer eu tinha que viver de acordo com o que Deus quis quando me chamou.
Mas como assim viver de acordo com o que Deus quis!? ah, irmão foi fácil não! deixar o mundo para trás e ser como Ele, agora que eu pertenço ao Senhor eu tinha que ser como Ele.
vou escrever alguns dos meus passos para você:

  1. Ir a igreja pronto para trazer uma palavra nova ao meu corção.
  2. Encerrar amizades com pessoas que influenciam o comportamento indesejado para o Senhor.
  3. Parar de dizer: eu sou assim, 'diga-eu vou, eu quero, eu sou diferente!', e se alguém chegar para você e dizer que ninguém é perfeito, você vai dizer 'Jesus foi perfeito mesmo sendo em carne, portanto eu farei o possível para ser imitador dele, pois, a sua palavra assim diz'.
  4. Fazer meditação na bíblia todos os dias, leia um versículo por dia que já é o suficiente para te manter mais próximo do Senhor.
  5. Procurar se distanciar das coisas que te fazem ter maus pensamentos, filmes, novelas, programas, musicas... 'Ops, as que te fazem ter maus pensamentos! 
  6. Não se isolar, 'ir a igreja, fazer amigos novos, entrar em grupos...
  7. Limitar o que sai da sua boca, sabemos que não é fácil, mas não custa nada tentar, 'não xingar, não desejar mal ao próximo, não falar estes tipos de besteira pois a palavra tem poder e isso pode te manter distante de Deus.
  8. Não invocar o nome do Senhor em vão, sabemos que agora criaram até gíria com o nome do Pai 'ah meu Deus, oh Jesus, Jesus apaga a luz, são tantas coisas que tadinhos de nós! conselho: Não se desespere, tudo tem o seu tempo, de vagar você conseguir exilar estas coisas de você. Ah, invocar o nome do Senhor é ruim porque 'Se chamar ele toda ora, vai chegar um momento em que você vai precisar dele então ele não vai te ouvir', reflita.
  9. Mostre para a sociedade que está havendo mudanças em você, 
  10. Seu corpo é templo do Espírito Santo, portanto ande limpo, se não fez tatuagem antes de aceitar  a Jesus então agora não faça, se colocou piercing tire, se anda com roupas que atrai os olhos maus a você então pare de usar aos poucos... Em fim, ''Ir para a igreja não adianta, se fora dela você não é a igreja'' 
Muito Obrigada Pela visita! volte sempre! e me add ai no face: lenabitem@hotmail.com e publique na minha linha do tempo os assuntos que você tem mais curiosidade. Bjss




 

domingo, 10 de novembro de 2013

Neemias, Um Grande Lider


Paz do Senhor a todos! hoje falaremos sobre Nemias, um grande lider.
Favor leia Neemias: 4-8,14, 16, 17. Se quiserem ler Neemias 4 ao todo não tem problema, é até melhor que você vai poder ter o seu proprio entendimento desta mensagem.

 O Templo destruído e a maioria do povo exilado na Babilônia, parecia não haver esperança para tal situação o Templo foi por fim reconstruído cerca de 20 anos após o retorno do exílio, aproximadamente 70 anos depois da reconstrução do Templo, e Jerusalém enfrentava e ainda enfrenta dificuldades.

 Neemias, um oficial de alto escalão da corte Persa, recebe as más notícias sobre Jerusalém, e em uma das grandes orações da Bíblia, apresenta ao Senhor sua angústia (Ne 1:1-11), Deus opera outro milagre e Neemias deixa a Pérsia, ocupando um cargo oficial do governo, com poder outorgado pelo rei persa. Com esse apoio, tem o que necessita para fazer as coisas acontecerem. 

  Neemias foi um dos servos do Senhor e assim como servo ele sempre andava a orar a Deus pedindo e agradecendo a Ele, ele confessava seus pecados e os do povo, mas também clamava pelas promessas divinas de renovação e transformação (versos 8, 9). Em uma oração, reconhece que ele não é apenas parte do problema, mas necessita ser também parte da solução de Deus.

   Jerusalém está desprotegida, seus muros destruídos e abandonados, seus vizinhos hostis zombando dela. Pedindo proteção e sabedoria, Deus atendeu as orações de Neemias e fez dele um grande lider. Neemias inspeciona as ruínas em uma operação secreta noturna (Ne 2:11-16) e então começa a trabalhar, assim ele coloca os homens para trabalharem com armas nas mãos (Ne 4:16-17). Para a glória de Deus, os muros de Jerusalém foram reconstruídos em tempo recorde (veja Ne 3, 4, 6, 7).

  Depois de terem aprendido um pouco sob a historia de Nemias na 'reconstrução de Jerusalém.  devem ter notado que Neemias só conseguiu terminar a construção em tempo porque ele tinha fé de que ia terminar em tempo, e está fé do qual ele tinha era no poder de Deus. 

 Mensagem: O que pretendo passar para vocês é que devemos sempre andar vigiando assim como Neemias, manter em mãos a nossa espada 'bíblia, orar sempre e fazer o possível para manter a nossa fé fortalecida, para que o inimigo não nos surpreenda, e sim nós a ele mostrando que somos firmes e que vamos permanecer unidos na presença do Senhor.


           Muito obrigada pela visita! e lembre-se ande sempre em oração e faça sempre ESTUDOS BÍBLICOS para alimentar o seu conhecimento na palavra do Senhor.



sexta-feira, 1 de novembro de 2013

a minha familia

A minha família é benção do Senhor

Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. Salmo 127:3
Porque eu o tenho escolhido, a fim de que ele ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para praticarem retidão e justiça; a fim de que o Senhor faça vir sobre Abraão o que a respeito dele tem falado. Gênesis 18:19

E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor. Efésios 6:4

Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa),Efésios 6:1 e 2


A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um. Colossenses 4:6

Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada.
S. Tiago 1:5



E, respondendo Jesus, disse-lhes: Os filhos deste mundo casam-se, e dão-se em casamento; Lucas 20:34


De sorte que, o que a dá em casamento faz bem; mas o que não a dá em casamento faz melhor. 1 Coríntios 7:38








Mensagem: Os membros da família, mãe, pai, filhos, devem manifestar amor, honra e respeito mútuos e partilhar responsabilidades, estruturando assim um relacionamento que reflita o amor, cortesis e obediência.
Por seu exemplo e palavras, os pais devem ensinar a seus filhos os atributos que formam um bom caráter, e os filhos devem atentar para os conselhos dos pais ou das pessoas mais experientes.



quinta-feira, 31 de outubro de 2013

louvor e adoração



Adorar a Deus é uma das coisas mais poderosas que podemos fazer. Quando o louvamos, tiramos o foco de nós mesmos e nos voltamos inteiramente para ELE. Essa é sempre a melhor maneira de se aproximar do Pai e começar a orar. Orar é comunicar-se com Deus. E expressar amor, gratidão, adoração e louvor a ele é a melhor maneira de começar qualquer oração. Também é saudável para a mente e a alma, bem como para o corpo. Muitas vezes, em nosso dia atarefado, não adoramos nem louvamos a Deus tanto quanto deveríamos. Ele quer mais louvor do que lhe damos, pois tem muito mais que deseja nos dar. Quando o louvamos, o Senhor se revela a nós. E ele quer nos revelar tanto de si quanto pudermos receber. Grandes coisas acontecem quando adoramos a Deus, muito mais até do que percebemos. 

ADORAR é...
·                     abrir seu coração para Deus
·                     convidar a presença de Deus a habitar em você
·                     louvar a Deus por ser seu Criador
·                     exaltá-lo como Deus de amor
·                     honrar e agradecer a Deus tudo que ele tem feito
·                     agradecer a Jesus tudo que ele realizou na cruz
·                     entrar em contato com tudo que Deus é
·                     permitir que a santidade de Deus toque você
·                     oferecer-se ao Senhor
·                     demonstrar seu amor por Deus
·                     declarar sua lealdade ao Senhor
·                     elevar o coração e a mente a Deus
·                     preparar-se para receber tudo que Deus tem para você
·                     reconhecer que Deus é todo-poderoso
·                     abrir mão de todo o resto e apegar-se somente ao Senhor.



Não importa o que esteja acontecendo em sua vida, Deus sempre é digno do seu louvor. É por isso que a adoração deve ser sua primeira reação a tudo. Deve se tornar um estilo de vida, uma prioridade. Você pode decidir acordar de manhã e ser grata a Deus, pois sabe que ele a ama mais do que você jamais será capaz de compreender plenamente.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Ester, mulher corajosa sábia e de grande coração


   Vocês já devem ter ouvido falar da história de Ester, é o decimo sétimo livro da bíblia, ele é bem pequeno, peguei está parte do livro de Ester para vocês verem:
  *Após o texto temos uma breve mensagem sob o assunto.
E ao sétimo dia, estando já o coração do rei alegre do vinho, mandou a Meumã, Bizta, Harbona, Bigtá, Abagta, Zetar e Carcas, os sete camareiros que serviam na presença do rei Assuero,
Que introduzissem na presença do rei a rainha Vasti, com a coroa real, para mostrar aos povos e aos príncipes a sua beleza, porque era formosa à vista.
Porém a rainha Vasti recusou vir conforme a palavra do rei, por meio dos camareiros; assim o rei muito se enfureceu, e acendeu nele a sua ira.
Então perguntou o rei aos sábios que entendiam dos tempos (porque assim se tratavam os negócios do rei na presença de todos os que sabiam a lei e o direito;
E os mais chegados a ele eram: Carsena, Setar, Admata, Társis, Meres, Marsena, e Memucã, os sete príncipes dos persas e dos medos, que viam a face do rei, e se assentavam como principais no reino),
O que, segundo a lei, se devia fazer à rainha Vasti, por não ter obedecido ao mandado do rei Assuero, por meio dos camareiros.
Então disse Memucã na presença do rei e dos príncipes: Não somente contra o rei pecou a rainha Vasti, porém também contra todos os príncipes, e contra todos os povos que há em todas as províncias do rei Assuero.
Porque a notícia do que fez a rainha chegará a todas as mulheres, de modo que aos seus olhos desprezarão a seus maridos quando ouvirem dizer: Mandou o rei Assuero que introduzissem à sua presença a rainha Vasti, porém ela não veio.
E neste mesmo dia as senhoras da Pérsia e da Média, ouvindo o que fez a rainha, dirão o mesmo a todos os príncipes do rei; e assim haverá muito desprezo e indignação.
Se bem parecer ao rei, saia da sua parte um edito real, e escreva-se nas leis dos persas e dos medos, e não se revogue, a saber: que Vasti não entre mais na presença do rei Assuero, e o rei dê o reino dela a outra que seja melhor do que ela.
E, ouvindo-se o mandado, que o rei decretará em todo o seu reino (porque é grande), todas as mulheres darão honra a seus maridos, desde a maior até à menor.
E pareceram bem estas palavras aos olhos do rei e dos príncipes; e fez o rei conforme a palavra de Memucã.
Então enviou cartas a todas as províncias do rei, a cada província segundo a sua escrita, e a cada povo segundo a sua língua; que cada homem fosse senhor em sua casa, e que se falasse conforme a língua do seu povo.Ester 1:10-22

Mensagem:
Ester - jovem mulher que arriscou a sua vida por amor ao Senhor e a Seu povo. Ao saber que estava havendo uma conspiração contra o seu povo (Hamã, o homem mais importante depois do rei, por odiar Mardoqueu, preparou uma conspiração contra os judeus) jejuou, orou e arriscou a sua vida comparecendo diante do rei e pedindo a ele por seu povo (comparecer diante do rei sem ser convidada, mesmo sendo sua esposa e rainha, era arriscar a vida). O rei recebeu-a e concedeu o que seu coração tanto desejava.

A Palavra de Deus nos diz que o coração do rei está nas mãos do Senhor. Deus, literalmente, mudou o coração do rei e ele recebeu Ester com muita alegria.


Pois então seja onde estiver e com quem estiver não mude a sua fé, não mude o seu amor e adoração pelo Senhor. Deus te põe em prova em varias situações para saber se você é mesmo um adorador em exelencia e servo obediente dele, então seja qual for o teu fardo transforme ele em benção!


terça-feira, 29 de outubro de 2013

A Bíblia Sagrada


Como Estudar a Bíblia
Através do estudo da Bíblia chegamos a conhecer a verdade que nos liberta (João 8:32). Entretanto, muitas pessoas que acreditam que o estudo da Bíblia é importante nunca aprenderam como estudar efetivamente e entender a mensagem da revelação de Deus. Consideremos algumas sugestões práticas de coisas que nos ajudarão a ser melhores estudantes da Bíblia.

Atitudes e Preparações Necessárias

Antes que possamos estudar efetivamente a Bíblia, precisamos considerar sua fonte e abordar o estudo com profundo respeito pelo Deus que nos criou e nos revelou sua vontade nas Escrituras. É importante estudar com absoluto respeito pela palavra de Deus.
Samuel aceitou a instrução de Eli e recebeu as palavras de Deus com uma atitude de humildade: "Fala, Senhor, porque o teu servo ouve" (1 Samuel 3:9-10). Cada vez que abrirmos as páginas das Escrituras, deveremos demonstrar exatamente esta atitude. O estudante humilde tem que ter também um coração aberto. Pedro nos diz que precisamos esvaziarmo-nos do mal para que possamos aceitar o puro evangelho com o ardente desejo dos recém-nascidos querendo leite (1 Pedro 2:1-3). Com humildade e corações abertos, procuramos cumprir o compromisso de cada servo fiel de Cristo: obedecer tudo o que Jesus nos ordenou (Mateus 28:19-20).
O estudo proveitoso também depende de uma valorização correta do texto que estamos estudando. A Bíblia contém a completa, suficiente e final revelação da vontade de Deus para o homem, por isso deverá ser estudada cuidadosa e respeitosamente. O estudante fiel da palavra deverá estar familiarizado com as afirmações de textos tais como 2 Timóteo 3:16-17; 2 Pedro 1:3; Judas 3; Hebreus 1:1-4; 2:1-3 e Gálatas 1:6-9.
Devemos estudar também com respeito pelo silêncio das Escrituras. Muitos erros podem ser evitados se temos o cuidado de não falar presunçosamente quando Deus não falou. Agir quando Deus não disse nada é mudar sua palavra (veja a ilustração em Hebreus 7:12-14, onde o escritor mostra que Jesus não foi um sacerdote de acordo com a lei do Velho Testamento, mas queele mudou a lei ao tornar-se um sacerdote de uma tribo que não estava autorizada a servir desta maneira). Jesus tinha o direito de mudar a lei, mas nós não. Tais passagens como 2 João 9; 1 Coríntios 4:6 e Apocalipse 22:18-19 nos lembram do perigo de ir além ou acrescentar à palavra revelada.
Uma outra prática importante, quando entramos no estudo das escrituras, é a oração. Devemos orar como o salmista o fez: "Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei" (Salmo 119:18).

Ferramentas Para o Estudo da Bíblia

Há vários recursos que podem ser úteis em nosso estudo da Bíblia. O mais importante é a própria Bíblia. Somos abençoados em nosso tempo por termos Bíblias em quase todas as línguas faladas. Há um bom número de traduções portuguesas. Escolha uma que seja inteligível, mas que mantenha cuidadoso respeito pela mensagem sendo traduzida. Ajuda-nos bastante ter várias traduções diferentes para comparar.
Muitos outros livros têm sido escritos para auxiliar no estudo da Bíblia. Uma Chave Bíblica, por exemplo, é muito útil para localizar várias passagens que usam a mesma palavra. Serve como um tipo de índice listando as palavras da Bíblia e onde são encontradas. Vários tipos de dicionários são também bem úteis no estudo da Bíblia. Muitos mal-entendidos podem ser evitados ou corrigidos pela consulta a um dicionário comum. Dicionários especiais de palavras bíblicas são ainda mais valiosos, pois freqüentemente dão explicações úteis do modo como uma palavra é usada nas Escrituras. Ainda que eles sejam um pouco difíceis de se aprender a usar, os dicionários bíblicos baseados nas línguas bíblicas originais (hebraico e grego) nos ajudam a apreciar mais precisamente os significados de algumas palavras. É claro que tais outros livros não são essenciais ao entendimento de nossa responsabilidade diante de Deus, mas podem esclarecer a mensagem da Bíblia e nos auxiliar a apreciar sua força e beleza.
Pode também ser útil estudar o ambiente do texto, usando tais auxílios como os atlas ou os mapas das terras bíblicas, livros sobre história, etc. Tais livros servem para ressaltar o rico significado do texto.
Comentários aparecem em muitas formas. Podem ser bastante úteis, ou muito destrutivos. Comentários são simplesmente as explicações de autores humanos sobre o significado dos textos bíblicos. Eles vão desde breves artigos ou mesmo notas de rodapé em Bíblias de estudo, até coleções de livros. Podem ser encontrados em boletins, revistas, sermões, etc. Ao usar todas estas fontes, precisamos nos lembrar que seres humanos nunca são infalíveis e que todo o ensinamento tem que ser examinado à luz das Escrituras (Atos 17:11; 1 Tessalonicenses 5:21-22).

Sugestões Sobre Como Estudar a Bíblia

Há algumas sugestões práticas que podem ajudar a desenvolver bons hábitos no estudo da Bíblia por toda a vida:
1. Leia, leia, leia! O passo mais importante no estudo efetivo é a leitura do texto. Isto deverá envolver pelo menos dois tipos de leitura: (a) Leitura geral do texto da Bíblia para tornar-se cada vez mais familiar com a mensagem da Bíblia como um todo (um plano bom e prático é ler a Bíblia inteira pelo menos uma vez por ano), e (b) Leitura mais cuidadosa de textos específicos que você estiver estudando.
2. Procure entender o contexto. Um dos erros mais comuns no estudo e ensino da Bíblia é tirar um versículo do seu contexto para interpretá-lo de um modo que vai contra o significado do texto e contra o amplo contexto da Bíblia como um todo. Se você estiver estudando um capítulo, olhe primeiro o livro onde foi encontrado. Se estiver estudando um versículo, leia pelo menos o capítulo que o envolve. Muitos erros serão evitados pela cuidadosa consideração do contexto em cada estudo. Ajuda no entendimento da Bíblia procurar respostas para questões simples, tais como: Quem está falando a quem? Por quê? Quando e onde tudo isto ocorreu?
3. Observe que tipo de texto você está estudando. É uma narrativa que relata uma parte da história da Bíblia? Está o autor desenvolvendo um argumento para explicar ou refutar alguma doutrina? É uma profecia? Contém o texto mandamentos específicos? É uma parábola? É parte do Novo Testamento (que se aplica nos dias de hoje) ou da velha lei (que governava os judeus do Velho Testamento)?
4. Entenda as palavras que você está estudando. Neste ponto, aquele dicionário da Bíblia ou outra tradução pode ser muito útil.
5. Procure auxílio em outras passagens. Muitos dos mais difíceis textos da Bíblia são esclarecidos por mais simples afirmações em relatos paralelos ou similares. A Bíblia é o seu próprio e melhor comentário! Desde que verdade nunca contradiz verdade, é nossa responsabilidade estudar diligentemente para reconciliar as discrepâncias aparentes.
6. Estude para conhecer a verdade, não para defender crenças pessoais ou tradições humanas.
7. Faça anotações. Muitas pessoas acham muito útil o uso de um caderno para anotar as observações sobre o texto, perguntas que elas querem saber, etc. Mais leituras e estudo muitas vezes responderão a dúvidas ou questões, por isso é bom ter anotações que você possa usar para aumentar o seu conhecimento.
8. Lembre-se de que a Bíblia nos dá o que necessitamos, mas nem tudo o que poderíamos querer. A infinita sabedoria de Deus está além da nossa compreensão, e há muitas coisas que poderemos querer saber que não estão reveladas na Bíblia (veja Deuteronômio 29:29). Temos que aprender a contentarmo-nos com o que Deus disse e não devemos nos permitir opinar e presumir para falar onde ele não falou.

O Valor do Estudo Bíblico

O estudo da Bíblia é um trabalho que desafia e dá satisfação, oferecendo muitos benefícios nesta vida, e que ajuda a equiparmo-nos para ficar na presença de Deus eternamente. Somos grandemente abençoados pelo privilégio de nos ser permitido ler e reler a carta de amor que Deus nos deu nas Escrituras. Que nossas vidas e hábitos de estudo reflitam a atitude expressada no Salmo 119:14-17:
"Mais me regozijo com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas. Meditarei nos teus preceitos e às tuas veredas terei respeito. Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra. Sê generoso para com o teu servo, para que eu viva e observe a tua palavra."

o reino dos céus



"O Reino dos céus será, pois, semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo. Cinco delas eram insensatas, e cinco eram prudentes. As insensatas pegaram suas candeias, mas não levaram óleo. As prudentes, porém, levaram óleo em vasilhas, junto com suas candeias. O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram. "À meia-noite, ouviu-se um grito: 'O noivo se aproxima! Saiam para encontrá-lo!' "Então todas as virgens acordaram e prepararam suas candeias. As insensatas disseram às prudentes: 'Deem-nos um pouco do seu óleo, pois as nossas candeias estão se apagando'. "Elas responderam: 'Não, pois pode ser que não haja o suficiente para nós e para vocês. Vão comprar óleo para vocês'. "E saindo elas para comprar o óleo, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial. E a porta foi fechada. "Mais tarde vieram também as outras e disseram: 'Senhor! Senhor! Abra a porta para nós!' "Mas ele respondeu: 'A verdade é que não as conheço!' "Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora! 

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Buscai primeiro o reino de Deus!

 Buscai primeiro o Reino de Deus e tudo mais vos será acrescentado (Mt 6,24-34)
Buscai primeiro o Reino de Deus, e tudo mais vos será acrescentado
Nesta passagem do evangelho, Jesus nos encoraja em priorizar a busca dos valores espirituais que são eternos e alimentam nossa alma, porque os valores materiais serão supridos conforme nossas necessidades. "Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas necessidades vos serão dadas por acréscimo". Muitas vezes nos orientamos na busca dos bens materiais e essa atitude nos afasta dos desígnios traçados por Jesus, porque esses dois caminhos são conflitantes."Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro".
A obtenção dos bens materiais não depende apenas do nosso esforço individual, mas é uma dádiva divina. "Vosso Pai que está nos céus sabe que precisais de tudo isso". E esse suprimento das necessidades materiais é garantido a todos que seguem seus ensinamentos de amor a Deus e serviço ao próximo. "Por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios no campo: eles não trabalham nem fiam. Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda sua glória, jamais se vestiu como um deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará muito mais por vós, gente de pouca fé?
Deixemos nossas preocupações materiais em segundo plano na certeza que nossa fidelidade a Deus nos garantirá sua providência.